O Gabinete do Vice-Reitor de Administração e Recursos é uma extensão do Gabinete do Reitor da Universidade Eduardo Mondlane. A sua criação visa dar o apoio e suporte necessários ao Vice-Reitor responsável pela área de administração e recursos no desempenho efectivo das competências delegadas.

O primeiro Vice-Reitor para Administração e Recursos da UEM foi o Prof. Doutor Eng. Carlos Alberto Vicente Quadros, Professor Auxiliar da Faculdade de Engenharia, que ocupou o cargo no período de Fevereiro de 1992 a Março de 1994.

O segundo Vice-Reitor para Administração e Recursos da UEM foi o Prof. Doutor Eng. Venâncio Simão Massingue, Professor Auxiliar, que ocupou o cargo no período de Fevereiro de 1997 a Janeiro de 2005, tendo cessado as funções no âmbito da sua nomeação como Ministro de Ciência e Tecnologia do Governo de Moçambique.

O actual Vice-Reitor para Administração e Recursos da UEM é Prof. Doutor Ângelo António Macuácua, Professor Auxiliar da Faculdade de Economia, que ocupa o cargo desde Setembro de 2005.
O Vice-Reitor Para Administração e Recursos exerce competências delegadas pelo Magnífico Reitor, sujeita a aprovação do Conselho Universitário. No actual arranjo institucional, as competências delegadas ao Vice-Reitor Administrativo, incluem a superintendência e coordenação das actividades dos seguintes órgãos e serviços: Direcção de Finanças, Direcção de Recursos Humanos, Direcção de Administração do Património e Desenvolvimento Institucional, Direcção dos Serviços Sociais, Direcção de Infra-estruturas e Manutenção , Imprensa Universitária, Gabinete de Auditoria, Gabinete de Planificação, Direcção de Logística e Aprovisionamento, Direcção de Administração do Campus e Centro de Informática.